QUEM SOMOS

Fundada oficialmente a 16 de Dezembro de 2016, a Focus Fístula Moçambique (FFM) é uma organização não-governamental moçambicana, sem fins lucrativos, cuja finalidade é intervir na saúde uro-ginecológica da mulher, com foco na prevenção e tratamento de um flagelo silencioso que atinge particularmente Moçambique, a Fístula Obstétrica. A sua missão é contribuir para a melhoria da saúde da mulher, devolvendo-lhe a integridade física e a sua dignidade, permitindo-lhe regressar a uma vida normal e reintegrar-se na sua família e comunidade.

A NOSSA MISSÃO

Conforme declara o Artigo 3 dos seus Estatutos, o objectivo principal da FFM é contribuir para melhorar a saúde das mulheres, com foco na erradicação da fístula obstétrica e em alinhamento com a Estratégia Nacional de Prevenção e Tratamento de Fístula Obstétrica. De forma mais clara, a FFM visa:

OBJECTIVOS

Para atingir os seus objectivos principais, a FFM trabalha em estreita cooperação com o Ministério da Saúde (MISAU) e em consonância com o Programa Nacional de Fístulas Moçambicano, além de desenvolver parcerias com outras organizações e redes nacionais e internacionais.

A NOSSA HISTÓRIA

A FFM surgiu da preocupação do cirurgião Igor Vaz, especialista em fístulas obstétricas, cuja consciência aguda da dimensão trágica daquele problema sanitário - que, sendo dramático para as suas vítimas, está praticamente erradicado nos países desenvolvidos – o levou a partilhar com Martin Christenssom e Acia Salles a intenção de criar um centro de cirurgia reconstrutiva em Moçambique. A ideia era contribuir, assim, para a melhoria de vida das vítimas de fístula obstétrica sem condições financeiras para uma cirurgia de reparação e recuperação do trauma.

Todavia, aos primeiros contactos para angariação de fundos que permitissem criar um centro de cirurgia reconstrutiva pélvica, percebeu-se que a capacidade de colecta era limitada, pelo que se adoptou nova estratégia, assente na constituição de uma organização dedicada exclusivamente ao tratamento das fístulas obstétricas.

Convidadas figuras importantes e representativas da sociedade moçambicana para membros fundadores, as quais aderiram imediatamente à causa, a FFM foi lançada em Dezembro de 2016, e reconhecida como pessoa jurídica pelo Ministério da Justiça, Assuntos Constitucionais e Religiosos a 13 de Fevereiro de 2017.

Inicialmente, a FFM funcionou com fundos próprios, provenientes da contribuição dos membros fundadores e pequenas subvenções iniciais concedidas por algumas organizações nacionais e internacionais. Todavia, não tardou a estabelecer-se plenamente e a ser reconhecida como a única organização não-governamental desta natureza em Moçambique, cujo objectivo é tratar pacientes com fístulas, oferecendo tratamento e cirurgia especializada de fístulas a mulheres e raparigas carenciadas, e formação em prevenção e tratamento a profissionais de saúde.

Actualmente, além de organizar e empreender Campanhas de Cirurgia da Fístula, em parceria com o MISAU e auxílio da USAID – que financia alojamento, transporte de pacientes e os subsídios das equipas locais –, a FFM tem também desenvolvido esforços na melhoria da qualidade dos cuidados de parto. Em colaboração com o Departamento de Saúde das Mulheres do MISAU e o Fundo das Nações Unidas para a População (UNFPA), fomenta as boas práticas médicas e cirúrgicas em parto normal, complicado ou por cesariana. É nesse contexto que tem promovido a educação e formação de técnicos cirúrgicos na província da Zambézia, por exemplo.

FUNDADORES

A NOSSA EQUIPA

IGOR VAZ

Director-Geral e Cirurgião Líder


AGOSTINHO NHACA

Gestor de Operações


ACIA SALES

Gestora de Programas e Parcerias


CELMA TAVARES

Oficial de Finanças



ALCINDA JOSÉ

Enfermeira e Oficial de M&A


ELENIA AMADO

Cirurgiã Residente Coord Campanhas de Cirurgia


SAIRA SALÉ

Gestora Administrativa e Financeira


FOCUS FÍSTULA EM NÚMEROS